Onde foi: Livraria Mega Fauna (dentro do edifício COPAN)
Quando: 04 de maio de 2024, 17h
Autora: Laura Cohen Rabelo
Livro: https://www.amazon.com.br/Duas-l%C3%ADnguas-Laura-Cohen-Rabelo/dp/6585603095
Violonista Davi Avansini tocando. |
Durante meu tempo no IA Unesp participei do grupo de xadrez de lá, nós jogávamos nas mesas externas da cantina e chegamos inclusive a ir bem nas edições da Copa Unesp das quais participamos (bom, com exceção de uma), não era muita gente, mas era um grupo dedicado ao jogo e descontraído na convivência, foi uma época bem curta, mas bastante divertida.
Esse grupo tinha sido criado apenas cerca de 2 ou 3 anos antes da minha entrada, a principal pessoa na criação dele foi Davi Avansini, violonista e marido de Laura Rabelo e foi por ele que fiquei sabendo do lançamento do livro Duas Línguas, como haveria também uma apresentação musical e eu nunca havia visto o Davi tocando, desde o começo já tive a intenção de ir.
Como você pode desconfiar olhando as datas dos posts até aqui, fazia muito tempo desde a última vez em que eu havia desenhado um evento de observação, então achei que seria também uma ótima oportunidade para isso, assim já fui com uma mentalidade de "trabalho".
Ouvir sobre o livro e o processo de criação foi muito bacana, como o protagonista é um violonista, o próprio Davi participou bastante como uma espécie de consultor, e a descrição que fizeram passou muito a sensação de uma "carta de amor ao violão" como (se lembro bem) chegou a ser comentado lá. Segue uma sinopse curta:
"O romance apresenta o fluxo de consciência de um violonista de renome internacional que acaba de retornar de uma viagem e se depara com uma fotografia de si mesmo tirada há trinta anos. Entre os afazeres domésticos do cotidiano, esse homem relembra os amores, as amizades, os sucessos, as frustrações e enfrenta uma profusão de memórias e vazios."
Fonte: https://www.livrariamegafauna.com.br/eventos/duas-linguas/
Algo que achei super interessante é que na programação com as peças que seriam tocadas havia também o número de página onde aquela música aparecia no livro, algo que nunca havia visto antes.
Não conhecia a livraria (creio que nunca havia visitado nenhuma loja no Copan) e o local me pareceu bem agradável, enquanto esperava o início da apresentação musical houve aquele clima bom de amigos e familiares chegando e se cumprimentando (eu não conhecia ninguém, mas o ambiente leve é agradável de todo modo). Fiz um primeiro rascunho sentado e o resultado não foi muito animador, o que sempre cria um certo medo de desastre, mas os desafios encontrados em um desenho ajudam a fazer os próximos e a coisa foi melhorando, conforme mais pessoas chegaram eu me posicionei em pé, atrás da fileira de carteiras, e fiz na própria folha do programa o desenho acima do Davi, já o desenho do Luciano fiz no meu sketchbook.
Violonista Luciano Morais tocando. |
Depois da parte de apresentação musical e sobre o livro, houve um momento de pausa em que todos puderam conversar enquanto o pessoal da livraria preparava a mesa para autógrafos da Laura no livro. Nesse momento conversei (se me lembro bem) com o pai do Davi, que pra minha surpresa havia gravado um pouquinho de mim desenhando, consegui cumprimentar o Davi e entregar para ele o desenho (a imagem daqui é uma foto) e fui apresentado a algumas pessoas, mas durante esse tempo minha inabilidade social começou a se mostrar mais e mais, eu nem tinha pensado no preço do livro antes de ir, e apesar de genuinamente ter me interessado bastante por ler a história, enquanto a fila se formava para compra minha mente travou com o medo de pegá-lo e descobrir no caixa que era bem caro, ainda mais com o fato de eu estar desempregado há um bom tempo, com isso acabei indo embora logo (depois de um momento meio constrangedor tentando achar a porta de saída) e com isso até hoje ainda continuo com curiosidade de ler o livro.
Algum dia eu compro.
Folder do evento. |
Comentários
Postar um comentário